• Espaço Atlântico (Programa Transnacional)
  • Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Notícias

PortadaActualidadeNotícias
atrás

3.0/5 [4943 Votação/s]

05.05.2010

“Um mar de saberes” Jornada Comemorativa do Dia Marítimo Europeu na Galícia

A jornada “Um mar de saberes” se organiza por causa da comemoração do Dia Marítimo Europeu em O Freixo – Serra de Outes (A Corunha)

No próximo dia 22 de maio a [Consellería] dó Mar, sócio do projeto DORNA, organiza em O Freixo– Outes (A Corunha) a jornada “Um mar de saberes”, evento comemorativo do Dia Marítimo Europeu que tem como finalidade recuperar o mar e tudo o relacionado com ele, como parte do acervo comum da Europa.

Os projetos europeus DORNA - Desenvolvimento Organizado e Sustentável de Recursos no Noroeste Atlântico, NEA2 - Nautismo Espaço Atlântico 2, (ambos do Programa Espaço Atlântico) e FISHERNET - Fishing Heritage Network (Programa Cultura da União Européia), que têm como núcleo central trabalhar sobre elementos patrimoniais vinculados ao mar, acordaram organizar conjuntamente umas jornadas que, além de reivindicar o mar como patrimônio comum dos galegos e dos europeus, resultem um momento idôneo para apresentar os trabalhos realizados nos três projetos.

O patrimônio cultural do mar tem na Galícia uma grande importância; não sem causa o mar é um de nossos elementos de identidade. A Galícia é, logo é marinheira e pescadora. E nessa identidade fazemos dos elementos do mar símbolos de nossas atividades cotidianas ou lúdicas. A Rianxeira acompanha a um de nossas equipes de futebol, os Quatro velhos marinheiros fecham muitas noites de festa, as sardinhas fazem de San Juan a festa popular por excelência. E todos sabemos que "onde há patrão não manada marinheiro" (provérbio)

Mas o rico patrimônio marítimo da Galícia está em risco de abandono. Se não fazemos produzir e gerar nova riqueza vai ser abandonado. Conservá-lo e estimulá-lo a produzir é o elemento comum dos três projetos europeus que convocam a jornada. Resgatar do esquecimento os saberes do mar e usá-los para criar novas atividades e empregos. Nas áreas da cultura, da carpintaria de ribeira e das atividades náuticas de ócio, trabalham basicamente cada um dos projetos e nelas se relacionam.

“Um mar de saber” quer enfocar as olhadas sobre o patrimônio marítimo galego e sobre seu uso na geração de riqueza e, o que é o mesmo, sobre sua conservação.

Programa:
Dia 22 de maio de 2010. Lugar: Salão de atos do mercado de peixe de O Freixo.
10:00 h - Inauguração
10:30 h - "Patrimônio Marítimo e nautismo" . Víctor Fernández González. Presidente dá Federação Galega pola Cultura Marítima e Fluvial
11:00 h - "A Carpintaria de ribeira: valor patrimonial, valor de futuro". Gerardo Triñanes Domínguez. Presidente dá Associação galega de carpinteiros de ribeira
11:30 h - "A carpintaria de [ribeira] na província da Corunha não Antigo Rexime". José Manuel Vázquez Lijo. Historiador
12:00 h - Recital poético
12:30 h - Passeio Náutico / Visita a uma carpintaria de ribeira
16:30 h - Passeio Náutico / Visita a uma carpintaria de ribeira

 Twitter  Facebook  Technorati  Del.icio.us

© 2010 Proyecto DORNA - Deputación da Coruña | aviso legal
   Serviço de Planejamento, Desenvolvimento Territorial e UE | Avda. Alférez Provisional, nº2, 15006 (A Coruña)
   Tlf.: 981 080 331 - Fax: 981 080 354 | dorna@dicoruna.es - www.proyectodorna.eu